Dez passos para desenvolver liderança no trabalho
Desenvolver liderança no trabalho é o objetivo e também o desafio de grande parte dos profissionais que querem alcançar cargos de gestão e se desenvolver nas empresas. Há alguns sortudos que já nascem sabendo o que fazer para inspirar e influenciar pessoas. No entanto, para a maioria de nós, essa habilidade não é tão natural assim. A boa notícia é que, felizmente, a capacidade de liderança é uma competência que pode – e deve – ser desenvolvida e praticada ao longo da carreira.
O que é liderança
Antes de tudo, para desenvolver essa competência é
preciso entender que liderança é a capacidade de motivar pessoas para
alcançar determinado objetivo. No mundo corporativo, liderar pode significar
conduzir equipe, colegas e até superiores para trabalhar com objetivo de
atender às necessidades da empresa.
Qual é a diferença entre ser líder e
ser chefe?
Ser líder não é sinônimo de ser chefe – e nem
vice-versa. Ser chefe significa ter um cargo de “chefia”, que muitas vezes é
chamado de “cargo de liderança” ou “cargo de gestão”, o que sugere que ele
tenha pessoas abaixo de si no organograma. Isso não significa que ele seja um
líder, isto é, que tenha capacidade de inspirar e influenciar essas pessoas
independentemente do cargo que ocupa.
Como você pode desenvolver liderança
A capacidade de liderança é uma das competências
mais importantes para profissionais que têm ou querem ter um cargo de gestão.
No entanto, você não precisa se desesperar por não ter nascido com toda
habilidade do mundo para liderar pessoas. Confira a seguir dez dicas para
desenvolver essa competência e se preparar para crescer na carreira.
- Crie conexões com as pessoas da equipe
Um bom líder tem empatia,
positividade, propósito, compaixão e humildade. Com essas características, ele
consegue criar uma conexão com a equipe que é essencial para gerar senso mútuo
de confiança e entendimento.
Para ser um líder, é importante que você seja visto
como uma pessoa justa e confiável a quem as pessoas podem recorrer se
precisarem de ajuda ou quiserem trocar ideias.
É importante também que você demonstre integridade
e honestidade nas suas ações e que essas atitudes sejam genuínas, claro. É
dessa forma que o líder conquista a confiança da equipe.
- Melhore sua comunicação interpessoal
Também é importante que o líder saiba se comunicar
bem para que sua mensagem seja bem compreendida por todos os membros
da equipe. Se você quer ser um líder melhor, precisa aprender a falar com
clareza e transparência e, muitas vezes, até adaptar a forma como você fala de
acordo com a pessoa que estará ouvindo.
Por exemplo, quando estiver conversando com alguém
focado em números e resultados, você precisa trazer argumentos objetivos para a
conversa. Quando falar com pessoas com nível mais baixo de escolaridade, também
precisa adaptar a linguagem.
É importante também saber qual o melhor meio para
falar com cada pessoa – ou seja, com quem é melhor falar pessoalmente, por
email ou whatsapp, por exemplo. Outra dica é olhar nos olhos da pessoa com quem
você estiver falando – se a conversa ocorrer pessoalmente, claro.
- Aprenda a ouvir com atenção
A boa comunicação inclui a compreensão o ambiente
por meio da observação e da escuta. A um grande líder é também um
bom ouvinte, alguém que se concentra no tom e no conteúdo de uma conversa.
Você não pode ser considerado um bom líder e nem
pode criar conexão com as pessoas se não souber ouvir as preocupações e as
dúvidas que elas levam até você.
Saber ouvir é uma competência rara e cada vez mais
valorizada em empresas dos mais variados setores.
- Conheça bem cada pessoa do seu time
Para se comunicar bem com as pessoas da sua equipe,
como sugerido acima, você precisa conhecer cada uma delas. É importante saber
de fato quem é quem, o que motiva cada profissional, quais seus interesses,
seus talentos, seus pontos fortes e suas lacunas.
Um bom líder conhece os membros da sua equipe
melhor do que qualquer outra pessoa. Ele sabe a quem deve delegar cada tarefa
para alcançar o máximo de produtividade em conjunto.
- Incentive a criatividade (e tolere erros)
Se você quiser que as pessoas entreguem o seu
melhor, precisa incentivar que elas apresentem ideias
criativas e possam experimentá-las.
Para isso, é importante se abrir para novas ideias
e tolerar erros. As pessoas tendem a ser mais criativas quando sentem que suas
ideias são bem-vindas e seus erros podem ser relevados. Afinal, nenhuma
inovação surge sem que muitos erros sejam cometidos pelo caminho.
- Admita seus próprios erros
Por falar em erros… vale lembrar que para criar um
vínculo de confiança com as pessoas você precisa também admitir quando erra.
Há quem veja isso como sinal de fraqueza, mas
ocorre justamente o contrário. Quanto mais transparente e honesto você for,
mais as pessoas o respeitarão como líder.
- Aprenda a identificar talentos
Saber identificar, contratar e promover as pessoas
certas também é um grande diferencial do líder. E essa habilidade novamente
depende do item 4, que ressalta a importância de conhecer o seu time.
E, além de conhecer cada um individualmente, é
preciso entender de que forma essas pessoas, que têm origens e habilidades
diversas, podem trabalhar juntas da melhor forma.
- Seja parte da equipe
Você já ouviu uma história de que o bom líder não
apenas diz o que a equipe deve fazer, mas faz junto com a equipe? Faz todo
sentido. Um líder de verdade trabalha junto com seus liderados, vestindo a
camisa e arregaçando as mangas para faz o que for preciso para que todos
alcancem os seus objetivos.
Esse senso de pertencimento intensifica a conexão
entre líder e liderados, o que facilita a comunicação e aumenta o engajamento
geral.
- Aprenda a dar feedbacks construtivos
A melhor forma de incentivar o desenvolvimento dos
seus funcionários é oferecendo
feedbacks diretos e honestos em relação ao que eles podem melhorar.
A melhor forma de dar um feedback construtivo é
preparar exemplos reais do que você quer relatar e focar em comportamentos ou
lacunas o profissional pode melhorar. Escolha um local reservado para essa
conversa e prepare o que vai falar com antecedência, considerando que a ideia é
ajudar a pessoa a se desenvolver e não apenas fazer críticas e apontar
falhas.
- Peça feedback também
Lembra que o bom líder sabe ouvir? Então, ele sabe
ouvir inclusive as críticas da equipe para direcionar seu próprio desenvolvimento. Peça
feedback, ouça com atenção, pense a respeito e tenha humildade para buscar
melhorias.
Se achar necessário, peça exemplos reais do
comportamento que está incomodando e deve ser melhorado. Ninguém nasce pronto.
Até os melhores líderes têm pontos a melhorar.
Fonte: https://www.vagas.com.br/profissoes/desenvolver-lideranca-trabalho/
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