Especialista mostra como melhorar comunicação no trabalho
Quem consegue
se comunicar bem no
trabalho chama a atenção do chefe, da equipe e dos colegas e se faz entender
por eles. Por outro lado, quem precisa melhorar a comunicação interpessoal acaba perdendo grandes
oportunidades, ou porque não é bem entendido ou – pior ainda – porque fala,
fala, fala e ninguém ouve coisa alguma, apenas ruídos.
Segundo Aurea
Regina de Sá, coach de comunicação e especialista em linguagem corporal, a
maioria dos problemas de comunicação ocorre porque as pessoas, em geral, não se
percebem. “Elas não sabem, por exemplo, que têm vícios de linguagem, que falam fazendo gestos demais ou sem fazer
gesto algum e tudo isso acaba se transformando em ruído”, explica.
Confira dicas para
melhorar comunicação no trabalho
1. Observe-se e
observe os outros
Nos treinamentos,
Aurea costuma filmar os participantes quando estão falando para que possam ver
como se saem nesses momentos. Se isso não for possível para você, tente prestar
atenção na forma como fala e também na sua comunicação corporal. Fique atento também às outras pessoas,
o que chama a sua atenção no jeito que elas falam e também o que acaba causando
irritação ou desinteresse. “Pessoas que não gesticulam nada, por exemplo, podem
parecer robôs enquanto falam e isso acaba sendo desinteressante para quem está
ouvindo.”
2. Cuidado
com vícios de linguagem
Sabe aquelas
pessoas que têm mania de repetir ‘tipo’ (ou o ‘tipo assim’) a toda hora?
Então. Essa repetição pode distrair o interlocutor, que pode prestar
atenção demais no vício de linguagem e acabar se desprendendo do conteúdo.
3. Não seja
“monótono”
“A fala deve ser
como um eletrocardiograma, em que as curvas variam para cima e para baixo, com
certa musicalidade”, diz Aurea. A dica da especialista é falar como se
estivesse colocando algumas palavras em negrito – sem exageros, claro. “Quem
fala no mesmo tom o tempo todo acaba gerando tédio na pessoa que está ouvindo,
que provavelmente não vá conseguir se manter atento, mesmo que tenha interesse
pelo assunto.”
4. Preste atenção
nas reações do seu interlocutor
Observe se ele
parece interessado e está de fato compreendendo o que você diz. Se perceber
qualquer problema, mude o discurso, tente chamar a atenção de outra forma. “Se
quiser se certificar de que ele está entendendo, pergunte se você está se
fazendo compreender, que é mais gentil.”
5. Controle os movimentos
do corpo
Muitas vezes,
quando uma conversa gera ansiedade e nervosismo, as pessoas tendem a se movimentar
em excesso. “Tem gente que parece que tem formiga na cadeira”, diz Aurea.
Obviamente, isso irrita e desconcentra quem está do outro lado. Tente não
gesticular demais, não ficar balançando o pé, por exemplo, e não ficar se
contorcendo na cadeira.
6. Olhe nos olhos
enquanto fala
Olhar diretamente
para a pessoa que está falando por você gera empatia e facilita o entendimento. “Isso faz toda a diferença
porque a outra pessoa se sente reconhecida e valorizada, e todo mundo quer
isso.”
7. Preste atenção à
linguagem que vai usar
Não use palavras
difíceis apenas para parecer culto, sem se preocupar com o entendimento da
mensagem que você quer passar. “Uma linguagem simples e correta é sempre
adequada e não demonstra falta de cultura, como muita gente pensa”, diz Aurea.
Post a Comment