Passo a passo: as 6 etapas de como criar um mapa mental para vendas
Para quem atua no
setor de vendas, os mapas mentais podem ser muito úteis na definição de
estratégias, na organização dos fluxos de trabalho, na identificação de
oportunidades de negócio e na elaboração de metas e objetivos, por exemplo.
O que é um mapa mental?
O mapa mental pode
ser definido como uma ferramenta para organização de ideias e gestão de
informações.
Criado na década de
1970 pelo psicólogo Tony
Buzan, o mapa mental surge após o seu criador identificar certas
limitações no modelo de anotações e esquematização linear.
Tony Buzan, então,
percebeu que seria muito mais eficaz esquematizar o pensamento por meio de
conexões entre diferentes tópicos, utilizando diferentes cores e recursos
visuais, como balões e setas.
No mapa mental,
diferentes ramificações partem de um tópico central, organizando visualmente o
pensamento com imagens, símbolos, cores e palavras-chave.
Dessa forma, o
cérebro consegue compreender melhor as informações ali dispostas e fazer
análises mais completas.
Isso traz mais
clareza para as tomadas de decisão e para a identificação de soluções
para problemas de diferentes naturezas.
Por isso, os mapas
mentais são muito usados nos mais diversos ramos de negócio, ensino e pesquisa.
Passo a passo: como fazer um mapa mental de vendas
Agora que você já
sabe o que é um mapa mental, confira nas próximas linhas quais passos você deve
seguir para criar um mapa mental de vendas, especificamente.
Passo 1 – Separe os materiais necessários
O primeiro passo
para criar o seu mapa mental é separar os materiais necessários. Se você optar
por fazer manualmente, serão necessários materiais como cartolina, canetas de
diferentes cores, cola comum e revistas velhas para recortar imagens e outros
símbolos.
Passo 2 – Defina o tema central do seu mapa
Em seguida, você
precisa definir qual será o tópico central do seu mapa.
No caso do setor de
vendas, o tema guarda-chuva pode ser “Aumentar a Taxa de Conversão” ou
então “Fidelização”.
Nesta etapa, tenha
em mente que é desse tema que sairão as demais ramificações.
Passo 3 – Faça as primeiras conexões
Com o tópico
principal posicionado no centro do mapa, você deverá fazer as primeiras
conexões.
Se, por exemplo, o
tema central for “Fidelização”, os primeiros sub-tópicos podem ser “Atendimento”,
“Promoções” e “Qualidade do Produto”.
A intenção é puxar
assuntos e ideias que se relacionam diretamente com a temática principal.
Passo 4 – Faça as conexões seguintes
Dos primeiros
sub-tópicos, deverão ser feitas as conexões secundárias, terciárias e assim por
diante, até onde você achar necessário.
O objetivo é
organizar as ideias e informações de maneira hierárquica, dissecando ao máximo
o tema central.
Passo 5 – Insira recursos visuais no seu mapa mental
Evite fazer uso de
frases muito longas para expressar suas ideias. Dê preferência a palavras-chave
e recursos visuais, como imagens e desenhos, por exemplo.
Faça uso de
diferentes cores, mas não de maneira aleatória. Cada cor deve
representar algum conceito, ideia ou ação.
Assim, fica mais
fácil visualizar e entender o conteúdo do seu mapa mental de vendas.
Passo 6 – Revise o seu mapa mental de vendas
Depois de pronto é
de extrema importância que você e sua equipe de vendas façam uma revisão
minuciosa do mapa mental.
Confira se não está faltando nada e se as
informações estão facilmente compreensíveis.
Procure fazer revisões periódicas também. Assim,
você pode acrescentar um tópico que no início não fazia muito sentido, mas que
agora faz.
7 dicas de ferramentas para criação de mapa mental de vendas
Caso você não queira construir seu mapa mental de
vendas manualmente, é possível recorrer à tecnologia.
Atualmente, existem vários softwares especializados
na criação de mapas mentais. Muito deles permitem a construção colaborativa em
tempo real e compartilhamento.
Confira a seguir algumas dicas de ferramentas que
separamos para você:
Ficou claro o que é e como criar um mapa mental de
vendas? Então, que tal criar um para a sua equipe comercial e otimizar seus
esforços e resultados?
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